A taxa de licenciamento é feita para que os veículos possam trafegar estando com a documentação obrigatória em dia. Contudo, existem muitas dúvidas a cerca desse tipo de documento, empresa ele seja de extrema importância para o condutor.
O valor que precisa ser pago para a cobrir a taxa varia de acordo com cada veículo. Quando os carros começaram a ser desenvolvidos pela indústria, a sua comercialização se deu de diferentes maneiras. Atualmente, o comércio é feito de forma mais organizada e existem maneiras de garantir a qualidade da segurança e do trânsito para quem dirige.
Alguns documentos são pagos para manter os condutores e os veículos dentro da lei, de acordo com o que é determinado pelo Governo Federal. Sendo assim, a taxa de licenciamento é um desses documentos. Para entender melhor para que serve e como pagar com desconto, continue lendo.
O que é a taxa de licenciamento?
Também conhecida como Certificado de Registro do Veículo (CRLV-e), o documento precisa ser pago para que o motorista possa trafegar com seu veículo pelas ruas e rodovias, de forma regular. Inclusive, esse documento precisa sempre estar dentro do carro ou em posso do motorista, caso haja alguma parada. Além disso, também existe o aplicativo oficial do departamento, que pode servir para portar o documento de forma digital, tendo a mesma finalidade.
O pagamento tem validade anual, e por isso, exige renovação do pagamento todos os anos. Portanto, quem está em busca de colocar a documentação em dia, precisa passar pelo procedimento oficial seguindo algumas regras.
Procedimento de regulamentação do licenciamento
Para renovar a taxa, é necessário que a taxa de licenciamento seja paga. Dessa forma, o documento é emitido renovado automaticamente. De acordo com Código de Trânsito Brasileiro, o artigo 133 mostra a exigência de pagar o documento. Para o ano de 2023, o valor é de R$ 33,66 e deve ser emitida pelo próprio proprietário do veículo, com demais guias de IPVA.
O pagamento da taxa de licenciamento começa a partir de todo dia 9 de janeiro de cada ano. os terminais de autoatendimento funcionam e dão preferência para esse documento. Vale ressaltar que o proprietário precisa ir até o guichê com o número do RENAVAM em mãos. Caso contrário pode levar mais tempo para identificação do número.
Toda a arrecadação também pode ser feita por guia. Para isso, o limite final do pagamento é até o dia 31 de março de 2023, e para quem perder, estará dirigindo fora da lei. Precisa realizar outro tipo de procedimento para colocar a documentação em dia.
Informações importantes
Não existe apenas a taxa de licenciamento para se atentar em todo começo de ano. De acordo com as normas e leis de trânsito, também existem outros documentos que precisam de regularização todos os anos, para se manter em dia com a legislação. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por exemplo, é um deles, que cobra todos os anos de proprietários de carros, um valor que varia de acordo com um percentual do valor do veículo.
Enquanto isso, o documento de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre (DPVAT) também é obrigatório e tem como principal objetivo amparar as vítimas que sofrem acidente de trânsito no Brasil.
Como realizar o pagamento da taxa de licenciamento?
Um dos principais motivos de que as pessoas se atrasam para fazer a regularização do documento, ou se esquecem de pagar, é por não saber como proceder. Além disso, existem maneiras de conseguir pagar a taxa com desconto e essa informação você vai ficar sabendo agora.
Para quem está em busca de colocar a documentação do veículo em dia, mas ainda não foi atrás de guias para o pagamento, o mais importante é entender que somente nos sites oficiais é possível liberar as guias. Existem muitos golpes dados em cima desse tipo de documentação, e para que a regularização seja feita de forma segura e simples, é preciso acessar o site da polícia civil.
As taxas ficam localizadas na própria página de pagamento, e através do site, é possível realizar cada uma das etapas de forma segura. Além disso, no mesmo portal você encontra detalhes e informações sobre infrações, habilitação, multas, etc.