Quem precisa de acesso a crédito de alguma maneira, precisa se atentar aos hábitos de compra e consumo. Para financiar veículos com score baixo por exemplo, é necessário encontrar as instituições que oferecem esse tipo de produto para quem não conta com uma análise de crédito muito favorável.
Além disso, vale ressaltar que empréstimo ou financiamento liberado para quem possui score baixo, acaba sendo mais caro. Contendo as taxas de juros mais elevadas. Isso acontece, porque a empresa entende que está cometendo uma operação e alto risco já que quem possui score baixo é considerado um mau pagador.
Contudo, é possível sim, financiar veículos com score baixo, mas é necessário saber como fazer isso do jeito certo para não se prejudicar. Para saber como isso funciona, continue lendo.
O que é score?
Score é um tipo de pontuação que nivela os consumidores, entre os que são bons pagadores, e os que não pagam suas contas em dia. Existem maneiras de elevar a pontuação, que é pagando as contas sempre na data do vencimento. Comprando e pedindo nota fiscal e assim por diante.
O score de crédito portanto, pode ser definido como uma classificação dada pelo SPC e Serasa, que está diretamente ligada ao acesso a crédito no CPF de cada cidadão. Sendo assim, todo mundo que possui CPF, possui essa pontuação.
Os pontos vão de zero a mil, sendo 0 a pior nota e mil a melhor. Quem possui uma pontuação mais elevada, tem acesso a créditos mais baratos e com mais facilidade. Enquanto que quem possui nota mais baixa, muitas vezes tem o crédito negado.
Como é calculado a pontuação do score?
Cada uma das empresas, Serasa e SPC, possuem suas próprias formas de avaliar o crédito para cada cidadão. Contudo, a análise dos perfis é feita com base em observação sobre os hábitos de compra de cada um. Existe um sistema que avalia métricas e dessa maneira, classifica a pontuação de cada tipo de comportamento.
Como o score serve para mostrar ao mercado, se o consumir é ou não um bom pagador, se possui uma boa reputação, a pontuação possui uma enorme relevância para as instituições financeiras.
Portanto, quem tem fama de não pagar, muitas vezes não receberá o crédito desejado em boas condições para pagamento. De uma maneira geral, essa é a lógica usada com base na análise de crédito do score. A pontuação está diretamente ligada ao grau de pagamento. Essa é a visão que o mercado tem sobre os consumidores.
Como realizar um financiamento?
Para financiar veículos com score baixo, é preciso saber como e onde solicitar o empréstimo. Sendo assim, nesses casos, muitas vezes o consumidor precisa oferecer algum tipo de garantia para a instituição. Como o próprio veículo adquirido, ou oferecendo outro bem no lugar. Essa não é a melhor opção para casos de empréstimo e financiamento, mas é uma das opções.
O banco aceita esse tipo de negociação com garantias, pois entende que dessa maneira, não corre o risco de perder ou ficar no prejuízo. Além disso, é fundamental pagar as contas em dia, para começar a elevar a pontuação do score. Essa é uma maneira de elevar as chances de aprovação.
Na hora de financiar veículos com score baixo, simular e encontrar as instituições que oferecem as melhores opções, também é uma saída. Sendo assim, estude bastante e tire todas as informações, no máximo de empresas que conseguir.
Feito isso, faça as contas, descubra qual delas pode ser a mais vantajosa ou qual delas vai oferecer o valor que você precisa, com os juros mais baixos. Mesmo com tudo isso, pode ser que o nome com o score baixo, não passe na análise de crédito. Portanto, é preciso tentar elevar a pontuação.
Financiamentos para quem tem score baixo
Com a pandemia, muitas pessoas tiveram que reduzir seus hábitos de consumo. Sendo assim, a pontuação do score acabou sofrendo alterações com isso também. Portanto, atualmente, financiar veículos com score baixo se tornou uma realidade.
É possível encontrar muitas pessoas que pagam financiamento para seus automóveis, mas mesmo, muitas vezes pagando juros mais caros devido a baixa pontuação. Elevar o score nesses casos, é a melhor estratégia para conseguir ter acesso ao crédito e de forma tradicional e tranquila.