Conheça todas as taxas de leilão de carros e saiba como calculá-las antes de comprar um carro. Para quem procura uma oportunidade de investir, revender ou simplesmente comprar um carro por um valor justo e honesto, os leilões de carros são uma excelente opção.
Há toneladas de ofertas para esse tipo de negócio no momento, mas antes de enviar um lance e esperar que ele seja aceito, você precisa conhecer todos os preços do leilão de carros.
Os leilões, embora ter baixo valor e ser uma ótima opção na hora de comprar um veículo, possuem alguns custos extras, preste atenção às taxas que podem ser acrescentadas ao final da compra, isso pode ser o fator decisivo entre ganhar e perder dinheiro. Nesse artigo, vamos mostrar quanto custa um leilão de carros e como ficar de olho nas taxas que podem minimizar seus lucros ou economia!
As principais taxas dos leilões
A quantidade de veículos ofertados em leilões tem aumentado cada vez mais. Isso ocorre por tem muitas pessoas que não conseguem pagar as parcelas do financiamento de seu carro, o que resulta em veículos que acabam sendo leiloados.
Leia também:
Mas, se você deseja ter sucesso no leilão de carros, deve sempre ler atentamente o edital, pois contém todas as informações pertinentes. Nunca deixe de conferir o edital do leilão, pois lá estão informações importantíssimas sobre todos os veículos ofertados e as taxas a serem pagas, como por exemplo:
- Forma de pagamento;
- Situação judicial;
- Estado do veículo;
- Lance inicial;
- Período do evento.
Além de constar sobre a situação do veículo, e as informações sobre o leilão, no edital também consta as taxas que devem ser pagas ao fim da compra. Aqui está uma lista das principais taxas que você precisará efetuar o pagamento caso arremate o veículo.
Comissão de leiloeiro
Esta é a primeira taxa que você precisará efetuar o pagamento, a comissão do leiloeiro. Normalmente, a comissão paga ao leiloeiro é de 5% do lance vencedor final. Fora isso, é possível que seja cobrada uma taxa adicional de administração, porém, esse valor não deverá ultrapassar 6% do preço total do veículo arrematado.
Imposto
No veículo, há imposto de transmissão de propriedade sendo o custo do ITBI. A grande maioria dos leilões já quitam essa taxa, mas fique sempre atento caso tenha que efetuar o pagamento. Por isso, é importante ler o edital atentamente e se ainda tiver dúvidas é melhor perguntar diretamente ao leiloeiro, se necessário.
Além disso, existe outro imposto que deve ser pago caso esteja em aberto, o famoso IPVA. Pois a grande maioria dos veículos que estão no pátio dos leilões, possuem alguma parcela em aberto.
Outras taxas
Falamos anteriormente sobre as principais taxas que irão surgir ao adquirir um veículo de leilão, porém, pode ser que aparecam outras logo após a compra do veículo. Apesar de não serem impostos ou taxas, fique atento a cada um desses custos pois eles podem afetar o valor total das despesas que voc~e terá ao adquirir o veículo, os principais custos que podem surgir são:
- Reparação e remodelação necessária do veículo;
- Corretagem e comissões de revenda de veículos;
- Prestar assessoria jurídica na investigação de ações judiciais contra ex-proprietários;
- Documentos e registros em cartório.
Como fazer um bom negócio em leilão?
Pra que você faça um bom negócio no leilão, resumidamente, você precisa comprar um veículo no maior valor possível, ao menor custo que você conseguir. Seja para economizar ou lucrar com a revenda, os leilões oferecem uma vantagem real apenas quando os licitantes pagam um valor mais baixo que no mercado tradicional.
Porém, tome muito cuidado para não cometer erros. Deixar de calcular todos os custos possíveis que possa ter ao arrematar o veículo pode levar ao oposto do que se esperava: uma perda financeira. Portanto, além de calcular todas as taxas de leilão, impostos e extras, considere o seguinte para garantir economia e lucros na revenda:
- Pesquise sobre o veículo;
- Desenvolver planos financeiros;
- Está presente com um perito para avaliar o valor de mercado do veículo e estimar possíveis custos de reparação;
- Conheça o veículo pessoalmente antes de fazer uma oferta.
Agora que você conhece bem as taxas de leilão, você acha que é uma boa ideia comprar um veículo de leilão?