Carregando...

Onde encontrar financiamento de automóveis?

NA hora de comprar um carro, muita gente precisa recorrer aos empréstimos, consignados, entre outros produtos financeiros para conseguir realizar o sonho. Contudo, muitos se perguntam onde encontrar financiamento de automóvel que tenha boas condições de pagamento e juros baixos.

Essa é uma busca freqüente de quem está em busca de comprar o primeiro carro, ou para quem precisa de um automóvel para trabalhar. Com a situação atual do país e a pandemia, o número de desemprego aumentou. Por isso, muitas pessoas tiveram que adiar a compra ou até mesmo dar um jeito de comprar um veículo para conseguir trabalhar.

Nesse momento saber onde encontrar financiamento de automóvel tanto para os novos quanto usados, pode ser uma ótima saída para uma compra de forma rápida e simples. Para saber mais onde encontrar financiamento de automóvel, continue lendo.

Onde encontrar financiamento de automoveis
Onde encontrar financiamento de automoveis (Foto: Pixabay)

Como funciona o financiamento de automóvel?

Financiar um automóvel funciona de forma bem parecida com o financiamento de imóveis. Contudo ao ter o dinheiro liberado pela instituição financeira, é necessário usar o dinheiro para comprar um veículo.

Existem alguns termos implícitos no financiamento de automóveis, que precisam de atenção, principalmente para saber se as condições se enquadram na realidade daquele momento. Sendo assim, para descobrir tudo isso você pode ler o contrato com atenção, ou perguntar tudo o que desejar saber ao seu gerente.

Um financiamento é um dinheiro solicitado para a compra de um bem de forma à vista. Ou seja, você pega o dinheiro emprestado com uma instituição financeira, paga a garagem ou concessionário à vista, e paga o banco em parcelas durante a vigência do contrato.

Quais os tipos de financiamento que existem?

O mercado disponibiliza alguns tipos de financiamento de automóvel. Para encontrar o que se ajusta melhor as suas necessidades, é importante conhecer cada um deles e saber como eles funcionam. Para descobrir qual deles melhor te atende, acompanhe:

CDC (Crédito Direto ao Consumidor) =  esse tipo de financiamento é uma modalidade que permite que  cliente tenha acesso ao crédito em instituições financeiras que emprestam dinheiro. Nesse caso, o banco cobra uma taxa de juros sobre o valor total emprestado. Em caso de financiamento de automóvel, o veículo segue alienado ao contrato até que o pagamento total seja concluído. Caso contrário, a instituição pode reaver o veículo e apreender o mesmo até que a dívida seja quitada. Ou em alguns casos, o automóvel vai para leilão.

Consignado = o consórcio é uma modalidade de financiamento mais conhecida. Normalmente o empréstimo é feito para o cliente, com o débito sendo descontado na folha de pagamento. Esse tipo de empréstimo e financiamento costuma oferecer uma quantia de juros bem abaixo do mercado comum, sendo assim, é um dos mais vantajosos.

Consórcio = esse tipo de financiamento envolve um grupo de pessoas, em que todos tenham o mesmo interesse. Nesse caso, financiar um automóvel. As mensalidades são pagas antes de o bem ser comprado e todos os meses são possíveis oferecer um lance maior (antecipando parcelas) para ser contemplado e assim, obter a carta de crédito.

Cada um dos grupos de consórcio é administrado por uma empresa ou instituição financeira que fica responsável por sortear e beneficiar um cliente por mês. Quem oferece um adiantamento como lance, tem maiores chances de ser beneficiado com a carta, antes do prazo. Sendo assim, enquanto não é contemplado o cliente segue pagando todos os meses a parcela do consórcio até finalizar o prazo.

Leasing = essa é uma das formas mais diferentes de financiamento de automóvel. Nesse caso o cliente consegue o dinheiro emprestado com o banco e compra o veículo desejado. Contudo, o veículo fica em nome do banco até que todas as parcelas estejam quitadas por completo.

Instituições que realizam financiamento de automóvel

Agora que você entendeu os tipos de financiamento que existem, as instituições financeiras que oferecem esses planos são várias. Entretanto, cada uma delas possui suas próprias regras e taxa de juros.

  • Caixa Econômica Federal – o financiamento de automóvel libera até 80% do valor do veículo desejado. Além disso, a taxa de juros fica em torno de 1,49% ao mês.
  • Banco do Brasil – facilita a contratação do financiamento que pode ser feito através do app. As taxas são baseadas na situação do mercado, e o prazo pode chegar aos 60 meses.
  • Itaú – as simulações de financiamento podem ser feitas no site, mas é necessário informar o ano do carro, não podendo exceder 8 anos de fabricação.
  • Bradesco – o financiamento de automóvel do Bradesco é feito de forma personalizada, e as condições são criadas de acordo com o histórico de cada cliente. Portanto, a liberação de crédito é feita apenas sobre análise.
Avatar photo
Marcos Paulo

Redator sênior no Local Carros, minha missão é criar textos que impactam e ajudam nossos leitores!