Nos últimos anos, o mercado de leilões vem crescendo e devido à introdução de tecnologia mais avançada, diferentes métodos de leilão, como leilões online e leilões presenciais, estão disponíveis tanto para quem deseja vender itens quanto para quem deseja vender. O que é uma ótima opção para quem quer comprar ao preço mais acessível.
Originalmente, os leilões eram apenas na forma presencial, mas com o desenvolvimento da tecnologia começaram a aparecer os formulários online, que também é o modelo de negócios de muitas empresas hoje.
Como existem muitas dúvidas sobre a diferença entre leilões online e leilões ao vivo, preparamos este artigo para esclarecê-las.
O que é um leilão online?
Graças à introdução da Internet, quase tudo que pode ser encontrado no mundo real tornou-se virtual, aumentando muito seu alcance e capacidade. A indústria de leilões não é exceção.
Leia também:
Na categoria online, os lances só podem ser realizados pela web, por plataformas de leilões, podendo ser controlados pelos sistemas da organização e garantindo total transparência e segurança. Dessa forma, os participantes com acesso à internet podem licitar onde estiverem.
O que é um leilão presencial?
Os leilões presenciais são o método mais tradicional, ou seja, os encontros presenciais acontecem em ambiente físico pré-definido na agência responsável pelas vendas. O seu lance só poderá ser licitado presencialmente com a mediação do leiloeiro.
Qual é a diferença entre um leilão online e um leilão presencial?
Existem algumas diferenças importantes entre eles a serem consideradas. Como:
Preço
Nos leilões online, a tecnologia substitui o pregoeiro nas operações de lances.
O software robótico para transações eletrônicas vai desde a busca de anúncios até a definição de valores mínimos de vendas e envio de lances, até o monitoramento de disputas de preços por toda parte.
Nos leilões presenciais, após a etapa de aprovação, inicia-se a licitação oral. Os participantes podem licitar para aumentar o seu valor e vence aquele que tiver a proposta mais atrativa. Os lances só podem ser finalizados com o melhor desempenho de preço, não importa quanto tempo leve para isso.
Conveniente
Nos leilões presenciais, você pode acompanhar todo o processo do leilão em tempo real, ou pode analisar todos os detalhes do produto com mais detalhes para ver se ele realmente atende às suas necessidades. Além disso, você pode levar o produto para casa no final da sua compra.
Em um leilão online, não ter que se deslocar até o local do evento pode ser conveniente, pois tudo pode ser rastreado pelo site. No entanto, é necessário combinar com o leiloeiro a retirada do seu produto.
Registro
Nos leilões presenciais, as inscrições podem ser feitas no mesmo dia do evento, apenas com os documentos necessários para comparecer. Já em leilões virtuais, é necessário o registro no site de leilões. Para ter acesso ao leilão, os interessados receberão login e senha.
Beneficiar
Nos leilões presenciais, as partes envolvidas devem estar presentes fisicamente no local do evento. Portanto, uma das maiores vantagens é que um licitante pode se cadastrar alguns minutos antes do leilão se tiver os documentos completos.
Mas lembre-se que cada leilão possui regras específicas que precisam ser consultadas através dos editais emitidos por seus organizadores. Nesse tipo de leilão, o pregoeiro é responsável por todas as ações da assembleia, como condução da fase de licitação e classificação das propostas.
No caso dos leilões online, não há vantagem do vendedor e não há pressão sobre os participantes porque ninguém está tentando vender algo que você realmente não precisa, você decide o que quer ver e comprar. Além disso, garante a privacidade do comprador e de todos os seus dados.
Desvantagem
Nos leilões presenciais, um dos maiores inconvenientes é que existem certas restrições à competitividade de preços.
Lembrando que por ser presencial pode acarretar custos de deslocamento até o local da reunião, sendo importante avaliar o custo-benefício ao escolher tal leilão.
Por outro lado, a desvantagem dos leilões online é que os usuários podem ser obrigados a encaminhar documentos adicionais para comprovar a formalidade do leilão eletrônico, exigindo mais tempo para verificar os documentos formalizados pelos licitantes. Além disso, você deve estar sempre ciente da possibilidade de fraudes virtuais. Por isso, a participação em leilões online deve ser feita por meio de uma empresa responsável, confiável e com tradição no mercado.
Ficou muito mais fácil agora saber diferenciar entre leilões online e leilões ao vivo, não é mesmo? Na verdade, participar de um leilão é uma ótima oportunidade para comprar bens de consumo a preços baixos e economizar dinheiro.
Mais lembre-se é que, seja qual for o método escolhido, você deve escolher sempre uma empresa conhecida no mercado de leilões.