Carregando...

Leilão dos correios – Veja como participar

O leilão dos Correios assim diversos outros que existem pelo país, acabam se tornando uma ótima oportunidade de negócios para muitos brasileiros. Além da oportunidade de arrematar produtos bem mais baratos, tanto para si próprio quanto para revender, e pela metade do preço, é tentador e muito oportuno.

Com a tecnologia e a internet, participar de leilões é algo totalmente possível. Além disso, muitas empresas acabam entrando nesses tipos de negociação para comprar produtos pela metade do preço do mercado, e assim, obter lucros com a revenda.

Sendo assim, a modalidade que pertence aos Correios existe, e foi criada para leiloar itens e encomendas que ficaram paradas durante muito tempo em seus depósitos. Para saber mais e entender como tudo funciona, continue lendo.

Leilao dos correios - Veja como participar
Leilao dos correios – Veja como participar (Foto: G1)

Entenda o leilão dos Correios

Conhecido por vender muitos bens dos mais variados tipos, o leilão dos Correios tem como principal característica os refugos. Ou seja, itens que passaram por todas as 3 tentativas de entregas pelo funcionário da empresa, mas que não obteve êxito, e além disso, ficou mais de um mês aguardado ser retirado pelo destinatário.

Quando esses objetos ficaram parados por todo esse tempo no depósito dos correios, o pacote é destinado para leilão. O leilão dos Correios funciona de maneira convencional, igual a um leilão comum. Sendo assim, leva quem oferecer o maio lance.

Estima-se que sejam mais de 60 mil reais em produtos que são destinados aos leilões, com itens dos mais diversos tipos. Desde vestuário a livros, materiais de escritório, peças de carros, etc.

Vale ressaltar que os objetos são leiloados em lotes, o que significa que são vários produtos juntos, arrematados por uma única pessoa. O que significa que sempre que um lance é dado, a possibilidade de arrematar vários produtos é maior. São raras as vezes em que se trata apenas de um único item.

Além disso, grande parte das vezes, os produtos são selecionados por nicho, como celulares, eletrônicos, objetos decorativos ou itens de escritório.

Os Correios possuem toda uma estrutura que prepara os leilões, fazendo triagem dos produtos, otimizando os lotes a fim de melhorar o processo. Portanto, além de aproveitar melhor os espaços dentro da empresa, a separação dos itens arrecada verba para investir em nova infraestrutura da estatal.

Como participar?

Para participar do leilão dos Correios é necessário se cadastrar no site oficial de licitações-e.com.br. Tanto pessoa física quanto jurídicas podem realizar o cadastramento e participar dos leilões online.

O lance inicial é dado em cada uma das licitações, que passam por avaliação e conferência, de acordo com o que é especificado em cada um dos editais. As licitações ficam todas disponíveis no site dos Correios.

Para se cadastrar é preciso preencher os formulários necessários dentro do site, com os dados pessoais como RG, CPF, CNPJ, código de agência bancária, entre outras informações que são solicitadas. Durante o cadastramento, o usuário já é direcionado para a área de leilões e assim, já pode começar a oferecer seus lances.

Como consultar o que tem em cada lote disponível no leilão dos Correios?

Em todos os lotes fica disponível uma série de informações que podem ser consultados em cada link. Entretanto, vale ressaltar que para visitar presencialmente os lotes, é necessário fazer um agendamento. A sede oficial dos leilões fica em São Paulo e o pedido de visitação para análise de lote é feita por telefone.

Dentre os principais itens leiloados no leilão dos Correios, todos são refugos e mercadorias que não foram entregues e nem resgatadas nas agências. É possível então encontrar Iphones e outros smartphones, produtos de beleza, eletrodomésticos, louças, livros, vestuários, etc.

Conclusão

É possível encontrar uma grande oportunidade em itens não resgatados por um preço muito mais acessível do que os encontrados no mercado. Para se ter uma ideia, alguns itens podem ser arrematados pela metade do valor, ou até menos.

Sendo assim, muitas das pessoas que entram no leilão dos correios, já sabem o que precisam ou o que desejam comprar e arrematar nos lances. Os valores variam muito de acordo com o lote e também da procura pelos produtos. Quanto mais gente interessada, mais acirrado é o leilão, até que alguém consiga arrematar. É preciso ter estratégia para não deixar que os lances subam demais.

Avatar photo
Marcos Paulo

Redator sênior no Local Carros, minha missão é criar textos que impactam e ajudam nossos leitores!