Carregando...

Leilão de veículos – Dicas para fazer uma boa compra

Quem tem vontade de participar de leilão de veículos e está em busca de comprar seu carro, precisa se atentar a uma série de informações que são cruciais durante esse processo. Embora seja algo simples e tranquilo, os eventos envolvem uma certa estratégia e muita atenção.

Existem muitas empresas privadas e instituições do Governo que realizam os leilões. Portanto, se é um desejo comprar um novo veículo e está interessado em arrematar algum durante esses eventos, continue lendo para descobrir dicas importantes para fazer uma boa escolha.

Leilao de veiculos Dicas para fazer uma boa compra
Leilao de veiculos Dicas para fazer uma boa compra (Foto: iStock)

Se atente as publicações dos editais

Toda empresa ou instituição que realiza leilão de veículos publica um documento com todas as informações mais importantes sobre o evento. Normalmente nesse edital, você encontra as regras, taxas e tudo o que é importante sobre o veículo que será leiloado.

Nesse momento é necessário ter atenção redobrada com as informações. Algumas empresas colocam custos embutidos no leilão, como as por exemplo as multas que estão ligadas ao veículo, ou outros problemas de apreensão. Fique atento principalmente a esses detalhes, assim como os detalhes mecânicos do veículo.

Se possível visite o veículo pessoalmente

Para ter certeza da escolha que irá fazer, visitar e ver o veículo ao vivo, com os próprios olhos pode ser a melhor opção. Em um leilão de veículos, os mesmos ficam todos em um pátio, disponível para vistoria e análise.

É importante fazer essa visita para verificar avarias. Falta de alinhamento, verificar detalhes da motorização, se o carro possui algum problema na pintura ou em outro detalhe estético, etc. Tudo isso vai ajudar a fazer uma avaliação se vale a pena ou não investir na compra.

Sendo assim, o mais recomendado é levar até um mecânico de sua confiança junto, para que ele possa fazer uma inspeção por completo no carro. Na parte da carroceria e mecânica. Com algum especialista, é possível enxergar os mínimos detalhes e analisar o que o veículo pode ter de errado.

Avalie os problemas

Não se engane, em leilão de veículos muitas pessoas compram carros que não estão em boas condições. Tudo vai da estratégia e da análise dos problemas. Em alguns casos é possível encontrar carros bem baratos por algum defeito que o conserto nem fica tão caro.

Contudo, para ter essa noção é preciso conhecer realmente o que o carro tem de defeito e já avaliar o quanto ficaria para fazer o reparo. Por isso a importância de levar um mecânico junto durante a visita ao pátio. As vezes ele já faz o orçamento lá mesmo.

Tenha um limite para dar de lance

A estratégia que tanto se fala em leilão de veículos é exatamente esse limite de lance. Com o objetivo de comprar um carro barato, é preciso ter um limite pelo qual se pode pagar no carro desejado.

Para isso é preciso ter paciência e esperar. Algumas oportunidades até podem passar, mas é importante se manter dentro desse limite combinado para não ter prejuízo com a compra. É normal não arrematar na primeira tentativa. Mas o importante é ir se acostumando com o processo do leilão e não se desesperar para comprar nenhum veículo.

Evite leilões de seguradoras ou judiciais

Os leilões de veículos que tem carros de origem judicial podem envolver processos. Normalmente os antigos proprietários podem estar entrando com processos ou liminares no bem e isso pode dificultar a regularização do mesmo.

O mesmo acontece com os veículos de seguradoras. Como existe um sinistro pelo qual os carros são recolhidos, é provável que tenham existem situações mais complexas em termos de regularização.

Escolha os leilões de frotistas e financiadoras

Esse tipo de leilão já possui condições mais fáceis de regularização para os veículos. Normalmente o carro já possui condição melhorada em termos de documentação. Quando comparado a outros leilões, essas são melhores opções.

Outro ponto importante é que os leilões de veículos de financeiras contam com carros que foram resgatados de pessoas que não puderam arcar com as despesas do financiamento. E assim, tiveram que devolver o carro para os bancos. Em casos de carros de frotistas, os carros são os alugados, que normalmente também apresentam boas condições.

Esteja preparado para o dia

Muitas vezes na hora de retirar o veículo do pátio após o leilão, ele pode estar sem bateria ou sem gasolina e é preciso estar preparado para esse tipo de situação. Se depois de arrematar o carro, o comprador passar do prazo para buscar o veículo, este terá que pagar as diárias do pátio.

Avatar photo
Marcos Paulo

Redator sênior no Local Carros, minha missão é criar textos que impactam e ajudam nossos leitores!