Carregando...

Leilão de motos – Saiba como funciona!

Quem tem interesse em comprar uma moto por um preço mais baixo, precisa ficar atento ao leilão de motos que acontece de tempos em tempos, realizado pelo Detran. Participar do leilão é algo muito simples, principalmente por ele ser realizado online. Além de ser muito popular, o leilão é simples e pode ser uma ótima alternativa para quem deseja ter um veículo gastando pouco.

Para os apaixonados por motos, existem muitas opções de motocicletas apreendidas que são disponibilizadas no leilão de motos. Por isso, para quem tem interesse, precisa ler o editar e ficar atento as datas e aos modelos que estão sendo leiloados.

Sabemos que atualmente o preço dos veículos novos e usados estão ficando cada vez mais caros. Por isso, encontrar opções que sejam mais baratas e vantajosas é a saída para quem não conta com tantos recursos. Entretanto, é fundamental se atentar a situação de cada uma das motos. Como estão apreendidas, possivelmente existe alguma pendência em relação a financiamentos, documentos, entre outros tipos que precisam ser solucionados antes de arrematar. Para entender melhor e como funciona o leilão de motos, continue lendo.

Leilao de motos Saiba como funciona
Leilao de motos Saiba como funciona (Foto: Divulgação/G1)

Comprar motos em leilões

Existem muitas possibilidades e vantagens em aproveitar o leilão de motos. Para quem nunca participou de nenhum leilão, ele funciona exatamente como nos filmes. Os produtos, ou nesse caso as motos, são mostradas e então um lance inicial é dado. Com isso, os interessados começam a dar os seus lances, até que o veículo seja arrematado.

Como boa parte dos leilões são realizados online, alguns sites podem mudar de estado para estados, mas de uma forma geral, é preciso realizar um cadastro no site do Detran, e assim, ficar de olho em todas as informações que são disponibilizadas por lá. Como datas que acontecem o evento e também detalhes sobre cada um dos lotes ou produtos.

Cadastramento online

O cadastro é bem simples, mas é preciso preencher os dados com todas as informações pedidas de forma correta. Portanto, entre no site do Detran oficial do seu estado, e vá até a sessão de leilões no Menu.

Em seguida, dê inicio ao cadastro preenchendo os campos com nome completo, e-mail, RG, CPF e um telefone para contato. Feito isso, clique em “Continuar” e pronto. O cadastro estará completo.

Aprovação da habilitação para o leilão de motos

Depois de oferecer todas as informações pessoais no cadastro, é preciso aguardar uma aprovação. Isso acontece, porque é preciso ser aprovado e ter uma licença específica para participar de leilões do Detran em termos de garantir que a habilitação do participante esteja em dia.

Contudo, essa ação faz parte de um processo bem simples e rápido de ser realizado. Para estar apto para participar, é preciso selecionar o interesse e os lotes que têm interesse de participar e oferecer seus lances. Vale ressaltar que essa licença deve ser solicitada em todos os leilões que desejar participar.

Participando dos leilões

Depois de preenchido o cadastro e conseguir a aprovação para participar do leilão de motos, o próximo passo é de fato, começar a oferecer os lances pelos lotes desejados. É muito importante prestar atenção em todas as informações disponíveis no edital, já que algumas regas podem variar de um leilão para outro.

Contudo, de uma forma geral, o leilão de motos é muito simples e intuitivo para participar. Não há necessidade de ter muita experiência. O mais importante é verificar as informações do veículo desejado para não comprar algo que vá render prejuízos.

Portanto, antes de dar qualquer lance, faça uma boa pesquisa sobre o veículo, encontre todos os detalhes o que levaram a ser apreendido pelo Detran, faça avaliações para saber se a moto está em boas condições antes de comprar.

Além das condições mecânicas, é preciso se atentar as dívidas que podem estar implicados com a compra. É necessário pagar o arremate à vista, sem condições de parcelamento. Sendo assim, ao comprar o veículo é preciso saber o que mais precisará ser pago ou colocado em ordem, para poder retirar o veículo do pátio.

Muitas das motos oferecidas em leilões possuem documentos em atrasos, multas para pagar ou parcelas de financiamento que precisam ser colocadas em dia também. Por isso, é fundamental se atentar a esses detalhes antes de dar o se lance e comprar algo que lhe renderá um prejuízo maior depois.

Avatar photo
Marcos Paulo

Redator sênior no Local Carros, minha missão é criar textos que impactam e ajudam nossos leitores!