Carregando...

Existe uma forma de remover a passagem por leilão no documento?

A passagem por leilão no documento ainda gera muita dúvida, será possível remover? ou é apenas um mito? Saiba mais aqui!

O histórico de leilão do veículo é usado para se constatar a origem dele. No entanto, não há registro na documentação do veículo que diz que ele foi leiloado, é mostrado no registro apenas quando o veículo foi batido.

Portanto, não há nenhuma informação de que este veículo seja de um leilão. No entanto, muitos veículos obtidos dessa forma foram recuperados de alguma forma de acidentes. É então registrado no arquivo do veículo. Esta informação só aparece nos relatórios de inspeção realizados quando o veículo é transferido.

No entanto, a informação de que o carro foi reciclado não pôde ser obtida na documentação. Portanto, isso deve ser considerado antes de comprar um carro em um leilão.

Como legalizar o carro de leilão?

Embora não haja informações de leilão para o carro ou moto no documento, o modelo pode estar sujeito a restrições de leilão. Para legalizar um veículo e poder dirigir, você precisa:

– Após a aquisição de um modelo de veículo em um leilão, é obrigatória a vistoria do veículo caso se trate de uma categoria que possa voltar a circular. Algo comum em transferências. Trata-se de emitir documentos necessários e obrigatórios.

– Em seguida, você tem que ir ao DETRAN da sua região e legalizar a moto ou carro que comprou.

Alguns dos documentos exigidos pelo DETRAN incluem:

  • Pedido de desbloqueio;
  • Nota fiscal de compra original. Documentos emitidos pela empresa leiloeira;
  • Documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência.
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV);
  • Relatório de inspeção de uma empresa de inspeção credenciada (ECV);
  • Comprovante de pagamento da taxa do CRV.

Assim que você legalizar o veículo junto ao DETRAN da sua região, você poderá utilizar o veículo normalmente. No entanto, se você souber que o carro se envolveu em um acidente, isso pode ter alguns efeitos adversos em você.

Quais são as desvantagens de passar por um leilão?

Como podemos ver, a passagem do leilão não está no documento, apenas as informações de reciclagem.

Isso pode ter algumas desvantagens, como:

– Redução do valor de revenda do modelo. Se você comprar um veículo para vender posteriormente, saiba que o lucro que você terá será menor. Além disso, se vier de um leilão, você é obrigado a notificar a pessoa que o comprou;

– O seguro pode ser mais difícil: algumas seguradoras não aceitam modelos de sinistros. Dito isto, os planos de cobertura são muito menores e mais caros. Esse é um ponto muito importante levar em consideração.

– O veículo pode apresentar algumas avarias: após a aquisição do modelo em leilão, será necessário proceder à sua inspeção. Isso garante que o modelo possa ser usado e dá mais confiança às seguradoras.

Portanto, ao comprar um modelo de leilão, se for decorrente de uma reclamação, você deve ficar atento a todos esses pontos, pois não há como obter as informações do arquivo.

Portanto, é muito importante analisar a compra desses modelos e tomar uma decisão certeira.

Nesse artigo te mostramos que quando se compra um carro de leilão não tem informação no documento dizendo que ele é um carro de leilão, então podemos afirmar que desvendamos esse mito.

Comente nos comentários a sua experiência, se você já comprou um carro em leilão, conte sua história para ajudar mais pessoas a descobrir os prós e contra de compras por leilão.

Avatar photo
Marcos Paulo

Redator sênior no Local Carros, minha missão é criar textos que impactam e ajudam nossos leitores!