Muita gente não sabe, mas é possível financiar o valor total de um veículo, sem ter que dar um carro usado ou uma entrada. Essa é uma condição que poucas pessoas conhecem, mas que pode facilitar e agilizar o processo de quem está em busca de comprar um automóvel.
Grande parte das instituições financeiras e empresas exigem uma entrada ou adiantamento de pelo menos 20% do valor do veículo. Contudo, existem maneiras de financiar o valor total, sem ter que oferecer nada como entrada. Essa modalidade é pouco conhecida e por isso, para saber mais e descobrir como funciona, continue lendo.
Renda
Existem muitas modalidades de créditos e maneiras de como financiar o valor total de um veículo levando em consideração o total da renda do cliente. Por exemplo, nesses casos existe uma regra em que o valor da parcela não pode ultrapassar o total de 30% de toda a sua renda mensal. Ou seja, se uma pessoa recebe R$ 2 mil por mês, a parcela do financiamento não pode ultrapassar os R$ 600.
Análise de crédito
Grande parte dos financiamentos oferecidos pelas instituições, faz uma análise de crédito nos dados do cliente, para verificar se o nome está limpo. Ou seja, se o CPF não está incluso no SPC ou Serasa.
Portanto, quem possui dívidas ou pendência na praça, pode não conseguir financiar o valor total de um veículo devido à liberação de crédito pelas financeiras. Tudo vai depender do tipo de instituição escolhido.
Pontuação do Score
O Score faz parte das avaliações e análise de crédito que os bancos e as instituições usam para liberar crédito aos consumidores. Quanto maior a pontuação, mais o mercado entende que aquele cliente é um bom pagador e assim, libera mais crédito para ele, de forma mais barata. Quando a pontuação é baixa, o crédito fica mais caro quando é liberado, ou muitas vezes negado.
O que garante que o cidadão tenha uma boa pontuação no score é justamente os seus hábitos de compra e o seu comportamento em pagar as contas em dia. Sendo assim, avaliação dessa pontuação também está inclusa na análise de crédito para aprovação na hora de financiar o valor total de um veículo.
Qual a diferença de financiar 100% do valor?
Existe um diferencial entre os financiamentos de veículo e os que financiam o valor total de um automóvel. No segundo caso, diferente do primeiro, o cliente consegue financiar o valor total do veículo escolhido. Entretanto, existem algumas desvantagens.
Uma das principais desvantagens envolve o valor das taxas de juros, que normalmente são mais altas. Além disso, como o valor a ser parcelado é maior, o número de parcelas também tende a durar por mais tempo. Isso acontece devido ao maior risco do banco ao emprestar uma quantia mais elevada.
Sendo assim, ao optar por financiar o valor total de um veículo, é fundamental ficar atento a tudo o que é cobrado em forma de taxas e juros. Analise muito bem e faça as contas, antes de assinar o contrato.
Financiamentos disponíveis no mercado
Existem muitas instituições financeiras, bancos, fintechs e empresas que realizam esse tipo de financiamento. Cada uma oferece um tipo de juros e taxas que levam em consideração o próprio programa, ou o status e análise de crédito do cliente.
Para se ter uma idéia, o financiamento Auto BB é uma das empresas mais conhecidas e o programa de financiamento total de veículos um dos mais vantajosos. A análise de crédito realizada pelo banco é personalizada e também varia de acordo a situação de cada cliente.
No próprio site do Banco do Brasil, estão todas as informações necessárias para realizar o pedido e fazer simulações. Além disso, através do aplicativo e internet banking o pedido pode ser realizado de forma automática. Informando o valor do veículo e aguardando a aprovação.
Conclusão
No mercado, existem diversos produtos que servem para facilitar a vida de quem deseja realizar os seus sonhos. Sendo assim, é importante conhecer as oportunidades e possibilidades disponíveis para encontrar aquilo que mais se encaixa em nosso bolso. Financiar o valor total de um veículo exige planejamento e muito cuidado na hora de fechar o contrato. Por isso, sempre leia com muita atenção todos os requisitos do contrato antes de fechar negócio.