Se você quiser manter os bancos de couro do seu carro limpos e bem conservados, terá que seguir alguns passos básicos!
Primeiro, você precisa saber se seus bancos já foram pintados ou reparados de alguma forma, pois isso afetará drasticamente a maneira com que você limpa esses bancos. Certos produtos de limpeza podem causar danos aos bancos caso eles tenham tido contato com algum tipo de tinta.
Conhecer esses tipos de informações é fundamental pra quem quer cuidar bem dos seus bancos, por isso, trouxemos algumas dicas muito importantes pra que você tenha sucesso, confira.
Como limpar um banco de couro
Limpar os bancos de couro do seu carro pode ser uma tarefa muito simples, desde que você siga os passos a seguir.
Antes de tudo, você precisa remover a poeira e certas áreas sujas do banco. Utilize uma escova macia para limpar essas áreas e não use produtos quimicos agressivos, como alvejantes ou amônia, pois eles podem danificar o couro!
Também certifique-se de não usar muita água enquanto limpa os bancos, pois o excesso de água também pode mancha-los.
Ao fazer essa limpeza inicial, sempre procure remover do carros todos os itens que podem atrapalhar nesse processo de limpeza, como cadeirinhas ou outros itens que deixamos pelo carro, isso te ajudará a limpar adequadamente.
Como hidratar um banco de couro
Depois de fazer a limpeza inicial dos bancos com uma escova macia. É hora de hidratar o couro.
O processo de hidratação dos bancos de couro é essencial para que você consiga mantê-loos com um aspecto macio e duradouro, por isso, use um produto de boa qualidade que não contenha nenhum tipo de silicone ou cera.
Esse tipo de produto pode danificar os seus bancos ou deixar algum tipo de resíduo nos mesmos. Dica importante: os melhores hidratantes de couro são aqueles a base de água.
Mas preste atenção! use apenas a quantidade necessária de hidratante, do contrário, seus bancos podem ficar com um aspecto “gorduroso” ao serem tocados.
Bancos de couro podem destacar ou ter rachaduras muito fácil caso não sejam bem cuidados. Por isso, aplique regularmente o produto de hidratação caso notas algum início de rachadura nos bancos ou qualquer outro tipo de dano nos assentos.
Removendo manchas dos bancos de couro
Caso você encontre alguma mancha no seu banco que não sai com a limpeza inicial. Será necessário fazer um pré-tratamento do banco de couro.
Ao contrário dos bancos de tecido, os bancos de couro precisam de um pré-tratamento diferente pra que sejam removidas manchas difíceis.
Primeiro, borrife a área com uma solução de vinagre e água e deixe ela descansar por pelo menos 5 minutos, em seguida pegue um pano de microfibra e esfregue a área afetada.
Outra solução que as pessoas também costumam utilizar, é aplicar bicarbonato de sódio ou pasta de dente nas manchas. Embora esses métodos possam remover manchas difíceis com certa facilidade, eles podem acabar deixando uma mancha no couro.
Não esqueça de aplicar o hidratante de couro logo após a remoção da mancha, pra evitar que o couro desbote ou rache.
Protegendo seus bancos de couro contra danos futuros
Se você chegou até aqui, é porque tem um carro com bancos de couro e se preocupa em mante-los bem conservados e bonitos.
Saiba que você pode fazer isso de fárias formas, primeiro, nunca deixe de limpar os bancos regularmente, e o segundo passo, é utilizar o hidratante nos bancos sem falta. Lembre-se que não é apenas uma única aplicação que fará com que seus bancos mantenham-se bonitos, e sim, o cuidado constante.
Uma última dica que gostariamos de deixar é: se você derramar alguma coisa no banco, procure limpar imediatamente. Pois derramamentos de qualquer tipo podem causar danos ao banco, por isso é tão importante enxugá-los imediatamente com um pano limpo.
Se o produto derramado não sair, você pode tentar usar algum dos produtos que já indicamos anteriormente. Esperamos que tenha gostado dessas dicas e até a próxima leitura!