O Auxílio Brasil é o principal programa de assistencialismo do governo criado para ajudar as famílias afetadas pela pandemia. O auxílio foi instituído em Dezembro de 2021, e tem como objetivo reduzir os efeitos econômicos e sociais da pandemia no país.
Antes conhecido como Auxilio Emergencial, este novo programa surgiu a partir da fusão entre o anterior e o bolsa família, para ajudar cada vez mais famílias a saírem da extrema pobreza.
O programa é destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados que tenham perdido sua principal fonte de renda devido à pandemia. Pra saber tudo sobre o Auxílio Brasil e saber como você pode usufruir desse benefício, continue lendo.
Cadastro Único
Antes de te explicar como obter o Auxílio Brasil, é importante dizer que você só conseguirá participar se estiver com seu cadastro único ativo. Este cadastro é um banco de dados criado pelo governo brasileiro com o objetivo de identificar as famílias de baixa renda e facilitar o acesso a programas sociais e benefícios governamentais.
Para se cadastrar no CadÚnico, é preciso preencher um formulário com informações pessoais e socioeconômicas da família, como renda, escolaridade, situação de trabalho e moradia. O cadastro é feito de forma gratuita e pode ser realizado em um posto de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social ou pelo site do CadÚnico.
Quem tem direito ao Auxílio Brasil?
O auxílio Brasil é destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados que tenham perdido sua principal fonte de renda devido à pandemia de COVID-19. Além disso, é preciso atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
- A renda familiar total não pode ultrapassar mais do que três salários mínimos.
- Não ter trabalhado com carteira assinada nos últimos três meses e não ter recebido seguro-desemprego ou abono salarial.
- Não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial, como aposentadoria ou pensão por morte.
- Não ser servidor público estatutário.
- Não pode ter rendimentos tributáveis (declarados no IR) acima do limite da isenção.
É importante ressaltar que esses critérios podem ser alterados pelo governo a qualquer momento e que o auxílio Brasil é um programa temporário, com prazo de validade determinado pelo governo. Portanto, é recomendável ficar atento às informações oficiais e aos prazos de inscrição para não perder a oportunidade de receber o auxílio.
Como fazer a inscrição no Auxílio Brasil?
Para se inscrever no auxílio Brasil, é preciso preencher um formulário de inscrição disponível no site da Caixa Econômica Federal ou através do aplicativo “Auxílio Emergencial”, que pode ser baixado nas lojas de aplicativos. É preciso informar dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento e endereço, e também informações sobre a renda e o trabalho da pessoa ou família.
Antes de fazer a inscrição, é importante verificar se atende aos critérios de elegibilidade para o auxílio Brasil, descritos acima. Além disso, é necessário ter em mãos os seguintes documentos:
- Documento de identidade (RG, CNH, carteira de trabalho, entre outros).
- CPF.
- Comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, entre outros).
- Comprovante de renda (caso tenha).
- Comprovante de trabalho (caso tenha).
Depois de preencher o formulário e anexar os documentos, é preciso aguardar a análise da inscrição pelo governo. Se a inscrição for aprovada, o auxílio será depositado diretamente na conta bancária informada pelo beneficiário. É importante ficar atento aos prazos de inscrição e às informações oficiais sobre o auxílio Brasil para não perder a oportunidade de receber o benefício.
Conclusão
O Auxílio Brasil é um programa que vem ajudando milhares de famílias carentes. Se você se enquadra nos requisitos para participar e ainda não é beneficiado, fique atento às informações oficiais e aos prazos de inscrição para não perder a oportunidade de receber as suas parcelas!