Embora muitas pessoas não tenham amplo conhecimento sobre o assunto, existem ótimas opções para quem quer comprar sua marca e modelo de carro favorito, mas não quer pagar os preços exorbitantes que as concessionárias cobram. Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre carro sinistrado.
Ao contrário do que muitos pensam, essa pode ser uma opção especial, pois permite uma transação com um valor mais baixo, desde que você dedique um pouco de atenção para fazer uma boa compra. Continue lendo para descobrir como fazer isso!
O que é um sinistro?
Para iniciar uma conversa, é necessário entender o conceito de sinistro. Sinistro é um acidente que causa dano ou dano ao bem segurado.
Quando um veículo se envolve em um acidente, as seguradoras pagam uma porcentagem do sinistro, que pode ser colisão, vidro quebrado ou até mesmo perda total. O mesmo acontece em caso de furto, mas a cobertura é pelo valor total acordado com a seguradora.
Leia também:
O que é um carro sinistrado?
Agora que você entende melhor o conceito de sinistro, fica mais fácil entender o que é um carro danificado. Logicamente, trata-se de um veículo que sofreu algum tipo de avaria ou até roubo, por isso o proprietário precisa ligar para sua seguradora e utilizar a cobertura pactuada no contrato.
Vale lembrar que os sinistros podem ser parciais, quando ocorre batidas, arranhões ou vidros quebrados, já sinistros completos cobrem até ¾ valor total em caso de danos maiores.
O mesmo vale para casos de roubo ou furto, quando não é recuperado a tempo.
O que acontece com um carro danificado?
É aqui que surge a grande oportunidade. Quando um carro roubado é recuperado após a seguradora pagar o segurado, ele pode ir a leilão, geralmente com pouco ou nenhum dano. Nesse caso, um comprador inteligente poderá comprá-lo por um preço bem abaixo do mercado.
O mesmo pode acontecer quando as empresas preferem pagar por uma apólice ao invés de consertar um veículo após um acidente.
Que tipos de carros danificados existem?
Os carros sinistrado são classificados de diferentes maneiras, considerando o tipo de acidente que ocorre.
Se sofrer poucos danos o veículo pode ser consertado, e está em plena condição de funcionamento, e isso nem vai aparecer na sua documentação.
Se o dano for um pouco maior, o carro danificado é chamado de instalação média, em que o problema será corrigido, mas com um nível de complexidade um pouco maior.
Por fim, o grande problema ocorre quando a restauração não tem interesse em devolver o veículo ao seu antigo proprietário, embora isso possa ser feito posteriormente, quando for vendido.
É permitido vender um carro com sinistro?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre isso, mas a verdade é que um carro sinistrado pode ser comercializado perfeitamente. A Contron só autoriza a venda de veículos que tenham sofrido danos leves e moderados, ou seja, veículos de menor gravidade. Além disso, esta é uma opção que vale a pena prestar atenção para os consumidores que procuram encontrar uma boa oportunidade, pois podem ser encontrados em leilões oferecendo veículos com o valor muito interessante.
Quais são as vantagens de comprar um carro danificado?
Não há como negar que, para a maioria das pessoas, a maior vantagem de comprar um carro danificado é o preço. Se você precisa de um carro no seu dia a dia, um leilão pode ser a opção mais inteligente e viável para conseguir um carro em um valor mais baixo.
Além disso, hoje em dia, existem formas muito práticas de negociação. Você pode participar de leilões na internet onde encontrará muitas oportunidades. Fique de olhos abertos e procure uma empresa confiável, que tenha ampla experiência na área, ofereça serviços simplificados e tenha sólida reputação no mercado.
Como você pode ver, um carro sinistrado é uma excelente compra, principalmente para quem não está disposto a pagar os preços exorbitantes do mercado tradicional. Afinal, leilão é uma forma de oferecer uma ampla gama de veículos, ou seja, é a sua chance de adquirir o modelo dos seus sonhos, sem parcelas onerosas que prejudiquem sua renda mensal.