Aprenda a economizar combustível em um carro automático. Por mais difícil que pareça, economizar combustível em um carro de câmbio automático é uma tarefa mais fácil do que parece. Não é segredo para ninguém que o combustível está ficando mais caro. Por isso, economizar combustível tornou-se um fator extremamente necessário para todos os motoristas.
Enquanto os puristas preferem a transmissão manual, que oferece uma melhor sensação de controle e esportividade, existem outros que costumam dizer que a direção automática é mais confortável.
No entanto, o mais importante é que os veículos automáticos já representam grande parte das vendas no Brasil. Esses veículos estão em declínio no gosto dos brasileiros, chegando a 49% do arranjo de vendas de carros do país em 2018. Anteriormente, atingiam 34% em 2015 e 43% em 2017.
À medida que a tecnologia automotiva evolui, com eletrificação e hibridização em mente, as transmissões automáticas logo ganharão consenso. Quem dirige em engarrafamentos e enfrenta congestionamentos sabe que, embora consuma mais combustível, essa tecnologia é de fato uma ajuda no que diz respeito ao conforto do motorista.
Portanto, aprender a economizar combustível em carros automáticos é muito necessário. Especialmente em tempos como estes, quando os preços dos combustíveis continuam subindo. Sempre que falamos em economia de combustível em veículos com transmissão automática, muitos dizem ser um exercício impossível, e que sem uma embreagem nos pés você não pode economizar.
Então lhe perguntamos, é realmente impossível economizar?
Não só é possível, como dizem os especialistas, mas também oferecemos dicas simples e práticas para economizar combustível em carros automáticos. Então, confira o artigo de hoje para quem busca o sucesso econômico!
Dicas para economizar combustível
Um carro automático consome mais combustível do que um carro manual, isso é um fato. De modo geral, esse tipo de sistema de caixa funciona em altas rotações tanto na estrada quanto na cidade, tendendo a fazer com que ele consuma até 15% a mais que um carro manual. Aqui estão algumas dicas de economia de combustível:
- Não deixe a revisão de lado
Muitos proprietários de carros automáticos acreditam que esses tipos de itens não requerem manutenção regular, o que é errado. Ainda quando o assunto é economia de combustível, uma coisa que muitas pessoas não percebem é o fluido de transmissão automática, conhecido como ATF, é específico para esse tipo de câmbio.
Sua função é proteger as engrenagens e demais peças contra desgaste e corrosão, lubrificar a carcaça e transmitir força no conversor de torque, além de gerar energia para acionamento de embreagens e freios. Assim como outros componentes, os redutores requerem lubrificação e manutenção regular. As especificações e prazos para troca de fluidos estão indicados no manual do proprietário e devem ser seguidos.
- Aprenda a utilizar o ponto neutro
Já é mais do que provado que antes no neutro não te faz economizar mais combustível.
Em carros que utilizam uma tecnologia mais antiga (com carburadores) isso ainda vale, porém, pra carros automáticos a economia é nula e pode trazer danos a caixa de marchas.
- Dar marcha à ré enquanto o carro ainda está andando
Você já deve ter dado ré com pressa enquanto o carro ainda está em movimento, não é mesmo? Infelizmente, que pode causar muitos danos a estrutura do carro. Ao manobrar com pressa, muitas pessoas acabam dando ré enquanto o carro ainda está avançando.
Os solavancos desse hábito podem danificar a caixa de marchas, e não é nenhum pouco barato reparar. Essas são algumas dicas para economizar combustível no seu carro autônomo, mas não se esqueça de ficar atento ao custo de manutenção do seu carro.
Fique atento aos custos de manutenção
Este é um ponto que os proprietários com transmissões automáticas precisam ter muito cuidado. Isso requer mão de obra especializada e muitas vezes é caro no caso de reparos. Também requer trocas regulares de filtro e óleo de transmissão.
Mas lembre-se, além das especificações corretas do ATF, é sempre importante consultar o manual do proprietário para prazos de substituição. Quando for necessário, é melhor ir a uma instalação aprovada pela montadora para reparos para identificar e corrigir o problema, para que você possa ter certeza de que seu carro é manuseado corretamente.